06 julho 2012

Tô afastada do blog. Confesso. Alguns podem dizer Who Cares? Mas a verdade é que ando afastada e cada vez mais triste com o que a blogosfera tem se tornado. Quem me conhece sabe que blogueira há mais de 7 anos, passei, discuti temas e mudei de blogs milhares e milhares de vezes. Entre Zip.net, Kit.net, Weblogger, Blig, Blogger, Sapo.pt, enfim… um universo que poucos tiveram um carinho especial e um caminho que poucos seguiram pelo coração mesmo.

É triste ver o termo Blogueira sendo tão criticado e tão perseguido. Lembro que antigamente era tão bom dizer: Sou blogueira! (Eu ainda preservo o título, porque 7 anos não é brincadeira, principalmente quando sua atuação profissional hoje em dia é devido a toda essa blogosfera, como é meu caso). E hoje querendo ou não você faz uma pausa porque não sabe como será julgado por dizer tal termo. É mais triste ainda ver gente do meio que já esteve na bolha da moda, criticando como nunca os blogs e fazendo disso uma generalização que…. irrita e machuca. E gente que nunca nem esteve no meio ~~Blogueira Shame~~~fazendo um monte de coisas ridículas que todos nós já sabemos, sem um pingo de informação e dignidade.

Mas é assim, todos os dias, surgem textos de blogueiras que como eu – pessoas simples – estão cansadas de serem inseridas no meio das blogueiras sem noção, blogueiras de moda. Bom, este é um desses textos. Dia desses li um realmente muito bom, que citava “Blog da Mariah” como a perfeitinha das F*hits e dizia que Essa é a realidade dessas blogueiras. Cara, não precisa ser muito inteligente pra entender que a vida dela É ASSIM, e agora ela posta na internet, simples. OK, faremos um exemplo, porque não aparece make Sephora, MAC e afins no Nuwem? Porque minha realidade NÃO É usar e$$$e tipo de maquiagem. Porque não aparece roupas caríssimas e sim MUITA fast fashion neste blog? Porque essa é a minha realidade. Porque não aparece dicas de viagens aqui? Porque eu não viajo nem pra cidade do lado, meu povo! Quem sabe um dia?

Concordamos que blog, independente de que tema ele seja tem que ter a cara do dono e a maioria tem. Então pra quê tanta crítica se essa é a vida dessas pessoas? E pra quê inserir quem não tem nada a ver e quer fazer algo legal na rede no meio? Se um dia eu for uma turista, claro que eu vou querer contar minhas experiências no blog! Se um dia eu produzir uma propaganda legal com uma marca chique, claro que eu vou querer mostrar no blog! Pra registro, pra compartilhar com quem gosta de ler o blog… isso tem que ser pra se mostrar? Não necessariamente. E isso tem ficado cada vez mais chato. É todo mundo criticando uma onda tão legal e de tanta informação descontraída de moda. Aí, você vai ficando cansada (e o nuwem que paga o pato), eu que já vivi tantos momentos na blogo, que já tive blog de tantos temas na vida e isso nunca impediu de eu sempre inserir realidade nele. Eu poderia postar coisas sobre o exterior sem nunca ter pisado lá ou viver falando de roupas caras e coisas utópica$$ pra minha realidade. Mas não faço, porque esse blog tem que ter a minha cara.

E se você ainda estiver lendo este texto e tiver um blog, por favor, faça dele uma realidade ou você vai ficar presa na ilusão de ser uma blogueira famosa e esquecer de quem é você de verdade. As F*hits não vão ficar pobres se o blog delas morrer, a vida delas já é exatamente assim como você vê. Não se iluda. Penso que esse lance de uma vida próspera, feliz e regada a jabás dos blogs hoje em dia (não somente os de moda) tão fazendo muita gente perder a identidade. É muita gente querendo e pensando ser o que não é. Tipo, aquela mentira contada várias vezes que vira realidade? Só que somente pra você. E lá na frente, vai te dar uma sensação de frustração tão grande… Não deixe de ser quem você é, por nada e nem ninguém desse mundo. Eu não sou a sábia do Monte da vida e nem tenho 80 anos pra dizer que vivi muito, mas é só você parar e pensar um pouco.

Esse universo é maravilhoso e também um perigo como tantos outros no mundo, perigo pro teu interior, pra quem é você de verdade. Você pode ser uma blogueira que faz looks do dia, mas já parou pra pensar Por que você tá fazendo isso? O motivo está claro na sua mente? Espero que sim. Os motivos pelos quais eu posto e mantenho o Nuwem ou qualquer blog que eu venha a criar daqui pro final da minha vida, sempre estarão bem claros na minha mente, simplesmente pelo motivo de eu amar ser blogueira. Independente de qualquer outra coisa, isso é o mais importante. Precisava desabafar e este é o meu espaço, minha página, de moda, de vida, de qualquer outra coisa que você queira chamar. Fica aqui meu apelo pelo NÃO à ignorância de generalizar. Se amanhã me der vontade de transformar este blog em um blog de música, eu vou fazer. E ponto final.

Talvez agora a inspiração pra postar aqui, volte. A indignação é muita a cada dia que passa.

Se estiver sem Facebook, comenta aqui :)

  • Tainan Cruz @ 07/07/2012 - 01:26

    Você ganhou uma leitora com esse seu texto. Sou blogueira, há bem menos tempo que você, mas sinto exatamente isso que foi expressado no texto. Parabéns. Beijos e continue assim.

    • Ellen @ 07/07/2012 - 15:31

      Valeu Tainan! Espero que continuemos blogando por muito tempo ainda! ;**

  • Michele Daiana @ 07/07/2012 - 01:47

    Adoorei o texto e te entendo. Depois do “surgimento” desta blogueira Shame os comentários nos blogs viraram criticas destrutivas e tenho percebido que a maioria das pessoas só tem entrados em blogs para “procurar” defeitos e fazer comentários maldosos. Mas é isso ai, concordo plenamente com vc que o Blog tem que ter nossa cara, e principalmente a nossa realidade!

    • Ellen @ 07/07/2012 - 15:30

      VERDADE! Ninguém consegue mais viver de leve sabe? É muita crítica e coisa ruim pra gente que quer se divertir!

  • Luana @ 07/07/2012 - 14:55

    Olha Ellen concordo plenamente com vc,eu tenho blog não faz muito tempo,na verdade nem sei quanto tempo..rs Sou tão desligada que nem contei, pois mudei de domínio umas 3 vezes essa é a terceira e última! Mas enfim tenho um blog para poder falar das coisas que eu gosto, nunca tive o intuito de ficar famosa ou ganhar dinheiro com isso! O blog é nosso e a gente fala sobre o que a gente quiser, e quem não gosta é só não ler e pronto! :)

    • Ellen @ 07/07/2012 - 15:30

      Poxa, muito obrigada! É muito importante pra mim a opinião de vocês que leem o blog :D

  • Bruh @ 07/07/2012 - 17:37

    Excelente post! É bom ver que parte das blogueiras “das antigas” não perderam a essência. Eu fui mais uma a cansar desse novo “mundo”. Mas fiz o movimento contrário: voltei a blogar justamente por não aguentar mais tudo dessa forma. E o post de estréia foi falando exatamente disso.

    Parabéns. Espero que volte, mesmo. :]

  • Lorena Rocco @ 07/07/2012 - 19:33

    Tenho um bocadinho de tempo de blogsfera tbm, comecei no blog da Uol… ainda existe? o.0
    Ando bem cansada de blogsfera porque eu acho que tá tudo tão igual… faz tempo que não descubro AQUELE BLOG que você passa horas lendo e lendo. Não tem mais a novidade de antigamente e todo mundo publica a mesma coisa sempre! ¬¬’

    Beijo!

  • CaracasClothes @ 11/07/2012 - 11:02

    Adorei seu desabafo, e cada vez mais vão surgindo “blogs de moda” e cada vez com menos qualidade, muitas pessoas se acham pq tem um blog, outras tem um blog para poder externar seus sentimentos e vivências. Muitas faculdades de moda surgem a cada ano e muitas das pessoas que por lá passam apenas querem fazer um “Blog de Moda”, apenas para ter o título de “Blogueira”, e sempre esquecem de quem elas são, muitas vezes viram personagens delas mesmas e não se ligam que um dia isso tudo pode vir acabar… Ouvi umas conversas que muitas blogueiras querem ter os mesmos privilégios de jornalistas de moda que passaram anos estudando, muitas das F*hits não se ligam que a vida passa… Espero que você continue com esse pensamento, e não se deixe abater por pessoas fúteis, e quando quiser falar, fale!!! Deixem os puxa sacos que puxem os sacos deles até rasgarem!!! Você ahraza gata!!!

    • Ellen @ 11/07/2012 - 11:07

      Muuuuuuuuuuuuito obrigada :D

  • Moema. @ 15/07/2012 - 01:00

    Gostei da sinceridade que infelizmente em algumas blogs do reduto não existe. Seja por causa do jabá, simpatia natural com marcas que não suporto em certos blogs, inclusive de algumas F* Hits? Um desejo de idolatria que enoja. Por outro lado, sei que tem meninas que leem não por inveja mas admiração… Queria ter a vida delas! (Não é a tal da idolatria?) E ao contrário de quem critica compreendo a situação e não vejo as leitoras como vítimas da história.

    Muito simples: se você lê aquele blog é porque você gostou daquilo, e almeja aquela vida pra você. Creio que muitas leitoras da Mariah sabem que ela usa os looks do dia para fazer publicidade. A própria Blogueira shame, faz publicidade em cima da “desgraça alheia”.
    O problema é que no fim das contas não vai te acrescentar grande coisa.

    Tem que ter muita coragem para colocar sua opinião escancarada na net. Cada um no seu direito de escolha, por isso escolho fazer o meu blog do meu jeitinho e quando visito certos blogs e vejo a blogueira muito afetada nem vou mais. Seja rica, fina, educada e saiba tratar suas leitoras, fia.

    Quer fazer blog apenas para o seu mundinho fechado deixe ele apenas para convidados. Não faz sentido escrever apenas para dizer que não faz nada na vida, além de tomar champanhe e comer caviar.

    É por essas e outras que sinto a mesma vergonha que você e não faço questão de dizer que sou blogueira há dez anos.

    • Ellen @ 15/07/2012 - 20:16

      É isso mesmo Moema! Infelizmente :(

  • Kelly Pinheiro @ 06/10/2012 - 14:06

    Ellen,

    Amei demais teu post. tenho blog e falo o que gosto, faço dele como se fosse uma revista de moda. Não falo do que não gosto, nem que queiram me pagar. Já neguei muitos publis, por não concordar com o que me pediram. Sou de Salvador e tenho blog há 4 anos, quando comecei não tinha essa febre toda de blogueiras, mas agora virou até brincadeira. Aqui tem umas blogueiras que tenho certeza que deixam de comer para ter alguns produtos de luxo, já soube até de algumas que “se acham”ricas, mas que usam bolsas falsas, mas adoram mostrar só para dizer que pertecem a tal grupo, rsrrs… não tem identidade própria. Tem blog aqui que é Ctrl + Ctrv, não se preocupam nem com o que escrevem, copiam até os textos que as assessorias mandam, sem tirar um pouco ou vírgula, mas aqui fazem sucesso. Juro que não entendo.
    Na verdade, faço o meu trabalho e procuro ficar distante dessas criaturas fúteis, que passam o dia postando a blusa que visto é da Thássia, a bolsa também, e por aí vai. Será que não poderiam falar: a blusa x uso porque gosto, não porque A,B ou C usam.
    Desculpa o desabafo, mas aqui já deu.

    Bjs com carinho
    Kelly

    • Ellen @ 06/10/2012 - 14:13

      É exatamente disso q eu tava falando, muito obrigada por compartilhar da opinião <3 Que toda essa onda de blog não faça a gente deixar de ser quem é ou cair na bolha da ilusão de ser famosa! =)) Beijinhooo!