15/022013
Leitura focada

Quando se fala em blog, não dá pra deixar passar despercebido uma parte dele que fica guardada com a gente e com quem tem um interesse mais a fundo nele. Estou falando de Mídia kit, que hoje é indispensável pra quem tem um blog, seja ele pessoal ou não, e que tem algum interesse em expandir comercialmente.

É o Mídia Kit que guarda os dados, o clipping de onde o blog já apareceu, as estatísticas, a sua bio, os clientes que o blog já teve, enfim… é altamente importante no meio dessa blogosfera. Como na última semana postei entre os meus trabalhos de design o Mídia do Nuwem em 2012 e algumas leitoras/blogueiras pediram dicas de como montar de um jeito bonito e eficaz, resolvi fazer esse post de utilidade! Afinal são 3 anos que monto meus próprios “Mídias” e consigo acompanhar blogs famosos por conta de trabalhos externos, então é sempre um bizu aqui e um bizu aculá, mas longe de mim ter pretensão com esse post, o princípio básico deste blog é compartilhar para melhorar/ajudar, que as dicas sejam úteis para todas e que vocês consigam montar um Mídia kit bacana que gere sucesso pro seu blog ;D

É importante começar falando que o design é importante e conta muito. Procure sempre fazer algo que seja visualmente bonito e atraente, isso irá prender a atenção de quem está JÁ está interessado no Mídia. Sempre indo de acordo com a linha criativa do blog pra não perder a identidade. Tente não abusar de imagens e procure trabalhar com fontes (brinque com os tamanhos) e cores que façam referência a “cara” do seu blog. Se você não tem experiência ou habilidade pra fazer um design bacana, procure algum amigo ou profissional ;) Vale a pena investir. Esse exemplo abaixo é o de 2012 do Nuwem que eu faço tanto em formato pra web (pdf) quanto para impressão, caso vá visitar algum cliente, etc.

QUEM É VOCÊ: Comece falando do blog, como ele surgiu, porquê, quem é você, quais as suas características e informações que introduza o leitor(a) do seu mídia, no universo do seu blog. Neste momento tente direcioná-lo a entender quem é o seu público, ou seja, para quem você está falando e com quem você quer se comunicar. Desse jeito você estará deixando claro sobre o que é o seu blog e fortalecendo o conteúdo dele.

CLIPPING: Essa é uma categoria importante. Tente reunir os principais veículos que o blog já foi citado ou ações bacanas que você já participou, etc. Mesmo se forem poucas, cite. Se achar que não há nada relevante, relaxe e pule essa parte, sem medo. ;D

ESTATÍSTICAS: Ela costuma ser a parte que mais interessa falando no quesito comercial de quem pede o seu Mídia Kit. Por isso preste bastante atenção nos números que irá divulgar, é preciso ter certeza e coerência nos dados que você está passando para a empresa que tem interesse em anunciar ou fazer alguma ação com o seu blog, é importante que você tenha como provar o que você colocou no seu Mídia, algumas pessoas costumam colocar printscreen, sim é uma boa saída, mas falando em estética eu prefiro colocar somente quando dá pra encaixar de um jeito bacana. NÃO é obrigatório usar prints e o seu mídia não vai perder valor por causa disso. Levante todas as informações como número de visitas, número de pageviews, número total desde que o blog nasceu, as cidades mais visitadas e de quebra até o tempo médio do blog se este for bom.

Uma pergunta pertinente: Devo colocar todos esses dados semanais? Não. Procure fazer o levantamento dos últimos 3 meses e coloque as visitas mensais. Se nos últimos 3 meses você teve durante os 31 dias de cada mês 20 mil visitas. Coloque que você tem mais ou menos 20 mil visitas por mês.

REDES SOCIAIS: Coloque em quais redes sociais você está presente. Se você possui redes pessoais separadas do blog, cite as do blog, se são contas conjuntas pessoais, não se preocupe, também é interessante divulgar. Cite o número de seguidores no caso de twitter, instagram e pinterest. No caso de fanpage, quantas curtidas, cidade mais popular e grupos de idade são informações relevantes para se colocar!

CATEGORIA ESPECIAL: No caso de você ter uma categoria especial no blog, não perca tempo e insira também no Mídia. No meu caso, a finada #ColunaTPM tinha um espaço especial mostrando a bio dos meninos que participavam. Se você tiver uma coluna diferenciada sobre viagens, culinária ou alguma coisa que ache relevante dar destaque, faça-o! Isso vale para categoria de Looks do dia também, que é recorrente em blogs de moda, informe quantas vezes ela é atualizada, se você é aberta a permutas, etc.

SOBRE VALORES: Se duvidar essa é a parte que as pessoas tem mais dúvidas. Quanto devo cobrar por um anúncio no meu blog? Várias amigas blogueiras me perguntam isso e infelizmente não consigo responder baseado nas minhas estatísticas. Porque, pra mim, funciona da seguinte maneira: Não existe um valor em tabela pra se cobrar. Você deve montar essa tabela baseado no seu número de visitas, alcance de público etc. Não somos profissionais de mídia, portanto, temos que tomar cuidado e ter um bom senso ao cobrar esses valores. Minha dica é: Pegue o seu número de visitas por mês e separe valores para banners laterais e post patrocinado. Normalmente post patrocinado acaba indo com link para a fanpage, ou seja, já tem um público maior esse pode ser um pouco mais caro ou então você pode cobrar o valor do link no facebook separadamente.

Essa questão é um pouco complexa pra eu abordar neste post, mas há blogs que cobram valores via CPM que significa “custo por mil” e se aplica ao número de impressões que o veículo alcança, no caso, os pageviews #Dáumgooglepramais!. No entanto, o importante é que você seja justo e pense quanto você pagaria pra ter o seu produto anunciado para esse número de pessoas e lembre-se que um trabalho bem feito traz consequências positivas.

Especifique os valores, tamanho dos banners laterais ou no topo, se possível tire um print do blog e faça setinhas indicando onde cada banner se encontra, uma espécie de guia pra facilitar o leitor(a) entender.

QUEM JÁ ANUNCIOU: Separe os principais clientes e parceiros que você já teve, se tiver depoimentos de algum é ponto positivo!

FORMATO: O formato mais recomendado de todos é o nosso amável PDF. Salve de uma maneira que fique leve o bastante pra enviar por email e vuialá, tudo pronto. Claro que existem outros meios, mas estamos falando de algo esteticamente bonito e em termos de usabilidade/funcionalidade. PDF apenas.

Post gigante! Se você finalmente chegou até aqui espero ter ajudado e que o seu Mídia kit se torne eficaz para futuras parcerias de sucesso. Pra finalizar não podemos esquecer que o caminhar do blog depende de tempo, dedicação e amor, esses são os principais ingredientes pra que algo dê certo, mas o “dar certo” depende muito do ponto de vista de cada pessoa.

As dicas finais que eu dou para mantermos sempre o “fogo da paixão” com nossos blogs é tentar se renovar, manter o blog atualizado, cultivar assuntos interessantes e se preocupar bastante com a verdadeira essência do blog. Isso é o mais importante de tudo, a identidade, a sua cara, a sua verdade, aliás, já basta de tanto rostinho bonitinho sem conteúdo por essa web né?! Fazer a diferença precisa se tornar o novo pretinho básico!

Se alguém tiver dúvida, sugestão ou crítica pra esse post, vou adorar compartilhar mais infos sobre como realmente ter um Mídia Kit eficaz!

Se estiver sem Facebook, comenta aqui :)

  • Jeh Asato @ 15/02/2013 - 12:48

    Impossível não curtir esse post explicativo e, com certeza, servirá como guia para montar meu próprio Midia Kit. Por enquanto estou em processo de mudança de URL (infelizmente o meu blog tem um nome complicado de digitar/pronunciar e pretendo mudar tudo isso logo).
    Ainda tenho dúvidas referentes a preços e formas de divulgação. Atualmente o Meine Liege é voltado para a literatura mas com o novo endereço, pretendo deixá-lo mais pessoal, minha cara. Fico na dúvida em como anunciar. Em posts, banners, imagens de capa no facebook, fundo de imagem no twitter? Ano passado fui ao Encontro Blogueiro na cidade e a galera investe muito nisso, parece dar certo.

    Obrigada pelas dicas e já divulguei na página do blog! ;*

    • Ellen @ 15/02/2013 - 14:22

      Poxa Jeh obrigada por curtir!! Espero ter ajudado. Sobre mudar o nome do blog, já pensei várias vezes em mudar o meu acredita? Ninguém consegue escrever do jeito certo hahaha ;D Sobre dúvidas em anúncios é normal, sempre teremos. Eu, particularmente, nunca vi anúncios de outros em capa no facebook e fundo do twitter, acho que é vender demais já sabe?! Enfim, no que eu puder ajudar estarei aqui, to pensando em continuar fazendo posts de dicas legais;DD Super beijo e obrigada por postar na sua fanpage, já to curtindo!! hehe ;***

  • Rodrigo @ 15/02/2013 - 12:55

    Muuito útil! Adorei ;D

    • Ellen @ 15/02/2013 - 12:55

      ;D

  • Carlinha @ 15/02/2013 - 14:40

    post perfeito

    sempre recebo pedido de blogueiras recentes querendo ajuda para fazer seu midia

    agora vou só copiar e colar este link

    bjsss

    • Ellen @ 15/02/2013 - 14:41

      Hahahahahaha Fofa!! ;D obrigada!!

  • Jaqueline @ 20/02/2013 - 15:55

    Ellen adorei o seu post, achei super instrutivo. Eu já tinha procura dicas de como fazer o Mídia kit, mas o seu foi o melhor.
    Adoro seu blog. bju

    • Ellen @ 20/02/2013 - 15:57

      Muito obrigada ;D Espero ter ajudado mesmo!! ;***

  • Stephany A @ 25/06/2013 - 14:22

    Olá. Esse post me ajudou muito! É a primeira vez que tive necessidade de fazer um midia kit e não tinha ideia de como começar. Além disso, o design do seu (pelo pouco que da pra ver nas imagens) é incrível.

    Muito obrigada! :D

    Sucesso, bjs

  • Isa Nascimento @ 09/07/2013 - 15:26

    Ellen,
    que programa podemos usar para fazer um midia kit em formato para web? O post foi muito esclarecedor! Adorei!!
    Beijos!

  • Roberta Silva @ 21/08/2014 - 23:49

    adorei o post !!!
    estou com dificuldades para fazer o meu mida kit e esse post me ajudou bastante, ate ara entender algumas coisas :)

    Uma pergunta, você faz midia ?

    Beijos
    Beta

    • Ellen @ 22/08/2014 - 08:39

      Oie, faço sim!!! :)
      se quiser um orçamento: ellen@nuwem.com

  • Júlia Theodoro Duarte @ 26/11/2014 - 07:57

    Muito legal! Com certeza me ajudou muito a entender do que realmente se trata um mídia kit, esclareceu minha dúvidas e me inspirou a criar o meu :) Obrigado e parabéns!

    http://www.fashionhomework.com

  • Poliana Ribeiro @ 30/06/2015 - 20:06

    Simplesmente gostei muito do post. Parabéns e o que você disse no final é verídico. Obg pelas dicas.

Blog