17 agosto 2015

Me lembrei que li esse livro há alguns meses e nunca fiz resenha dele aqui no blog e, claro, nada melhor do que relembrar as lições dele a qualquer hora da vida. Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas é a versão que a editora Sextante deu para “A complaint free world” (“Um mundo livre de reclamações”), escrito por Will Bowen pra ajudar a gente se livrar desse vício que se chama ‘reclamar’. Você pode até dizer que não é uma pessoa reclamona e tal, mas acredite depois de ler esse livro você vai se chocar o quanto passa o dia inteiro reclamando e nem percebe haha é quase que um tapa na cara pra gente rever tudo que sai da nossa boca!

A proposta do livro é bem simples, um desafio de 21 dias sem reclamar, sem choramingar, sem criticar e sem falar nada que possa gerar algum tipo de áurea negativa na sua vida (e na dos outros). Parece fácil, mas com o tempo você vê que é bem mais difícil do que você pensava. Will conversa com você durante todo o livro exemplificando várias formas e coisas que já aconteceram na vida dele pra você identificar na sua. A ideia principal é você ter uma pulseira, um objeto o qual sempre que você reclamar você deve trocar a pulseira de braço ou mexer no objeto e começar do ZERO.

Sim, você só terá concluído o desafio quando passar MESMO 21 dias sem reclamar e se reclamar uma vezinha só, zera tudo. Segundo Will, leva de 4 a 8 meses para completar os 21 dias seguidos sem reclamações, a ideia da pulseira é que precisamos de algo pra tornar o hábito consciente, já que as reclamações surgem em nossa cabeça quase que inconscientemente, como um verdadeiro hábito.

Outra coisa bacana que achei do livro é que ele explica como os “eu mereço!” ou “isso só acontece comigo” ou “tinha que ser assim!” acabam influenciando nas coisas ao nosso redor, eu tenho muito o hábito de dizer isso, o que acaba se tornando um recado ao cérebro (e ao universo) e voltando com tudo pra mim hahahah No livro ele explica que devemos usar essas expressões sempre que algo de bom acontece, assim vamos transformando aquilo em um padrão e nos tornando merecedores de tal coisa!

Eu não sei se vocês acreditam nisso, mas eu acredito muito! Por isso esses livros são sempre os meus preferidos porque já tive muita mudança com eles. Valeu bem a pena a leitura desse que é rápida, o livro é curtinho, linguagem tranquila e muita história boa pra acompanhar e entender como funciona e os resultados do desafio. Fora que custou só R$20,00.

Se estiver sem Facebook, comenta aqui :)

  • Mayara @ 17/08/2015 - 11:40

    Puxa tô precisando desse livro kkkkk gostei da ideia! vou comprar!

  • Dai Castro @ 25/08/2015 - 16:19

    Geralmente eu não leio livros de autoajuda, mas confesso que esse método dos 20 dias sem reclamar me pareceu interessante. Eu sempre me pego reclamando com frequência, principalmente daquelas coisas que não podemos mudar de imediato. Talvez o livro me ajude a direcionar os meus pensamentos para outras coisas mais positivas e produtivas! Adorei o seu blog! Beijos!

  • Dai Castro @ 25/08/2015 - 16:22

    Geralmente eu não leio livros de autoajuda, mas confesso que esse método dos 21 dias sem reclamar me pareceu interessante. Eu sempre me pego reclamando com frequência, principalmente daquelas coisas que não podemos mudar de imediato. Talvez o livro me ajude a direcionar os meus pensamentos para outras coisas mais positivas e produtivas! Adorei o seu blog! Beijos!